sáb, 10 de maio de 2025

Variedades Digital | 10 e 11.05.25

Inscrições abertas: ENCCEJA 2025

Estão abertas as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja)
Exame Encceja (Foto/Internet)

Começaram nessa segunda-feira as inscrições para o exame que possibilita a certificação de competências de jovens e adultos.

A inscrição para o Encceja 2025 é gratuita para todos os participantes. Uma taxa de R$ 40 será cobrada apenas dos candidatos que estavam inscritos no Encceja 2024 e não compareceram às provas nem justificaram a ausência, ou tiveram a justificativa indeferida.

Para os jovens e adultos que não conseguiram completar os estudos do Ensino Fundamental ou Médio na idade considerada adequada e que estão em busca de um certificado de conclusão, é preciso ficar atento aos prazos. As inscrições vão até dia 2 de maio.

O Inep alerta ainda que as inscrições de todos os exames e avaliações sob sua responsabilidade – como Enem, Encceja, Revalida e Celpe-Bras – somente podem ser feitas pelos sistemas oficiais da Autarquia. Qualquer outra plataforma ou canal não autorizado configura tentativa de fraude.

 

Zucco aciona PGR contra ministro da Previdência e Frei Chico por suposta omissão e interferência nas investigações de esquema bilionário de descontos ilegais no INSS

O líder da oposição na Câmara dos Deputados, deputado federal Luciano Zucco (PL/RS), protocolou nesta sexta-feira (9) uma representação criminal na Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, e o vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (SINDNAPI), José Ferreira da Silva, o Frei Chico, irmão do presidente Lula. A